Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Use e abuse das ervas e especiarias para temperar seus pratos

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Ervas e especiarias dão aos pratos um sabor especial. Algumas ervas, condimentos e temperos caracterizam cozinhas específicas. Por exemplo, o molho pesto (manjericão) é exclusivamente italiano, o gengibre lembra o Oriente e orégano nos faz pensar em pizza.
Na cozinha, não podemos nos limitar ao alho e a cebola na hora de temperar nossas receitas, ainda mais porque o uso de temperos reduz a quantidade de sal que colocamos nas preparações. Temos que ousar e incrementar as receitas com as ervas e as especiarias.

Cuidados na compra e armazenamento

Nunca compre grandes quantidades, pois, com o tempo, as ervas perdem o sabor e o aroma.
O ideal é dar preferência às especiarias moídas na hora, em moedor ou pilão, e às ervas frescas, para que soltem o aroma durante o cozimento.
Quando não conhecer o tempero, use com cuidado, evitando misturá-lo a outros temperos.
Uma boa ideia para quem prefere temperos inteiros, como grãos e pau de canela, é colocá-los em uma trouxinha de gaze, retirando-a no final do preparo.
A umidade é grande vilã da boa conservação. Então, mantenha as especiarias em vidros bem tampados, e as ervas, lavadas e secas, também fechadas em potes. Ambos longe do calor e do excesso de luz.
As ervas frescas podem ser congeladas com excelentes resultados. Tire as folhas dos talos e pique-as (louro, alecrim, sálvia e tomilho não devem ser picados, somente mantidos com o talo curto). Coloque as ervas picadas em formas de gelo, cubra com água gelada e congele. Quando os cubos tiverem formados, tire das formas e guarde em sacos plásticos no freezer.

Como fazer a combinação?

Peixes, aves e carne bovina: manjerona, salsinha, cebolinha, tomilho, sálvia, alecrim e cominho.
Molhos: sálvia, salsinha, cebolinha, louro, manjerona, mostarda seca, tomilho, sementes de papoula, orégano, manjericão, cominho e orégano.
Saladas: páprica, tomilho, manjericão e cebolinha.
Massas: orégano e manjericão.
Feijão: folhas de louro, alecrim, sálvia, manjericão, cebolinha e salsinha.
Arroz: sálvia, açafrão, cebolinha, cominho e salsinha.

Voltar