Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Vamos prestar atenção na temperatura dos alimentos!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

shutterstock_107252102

Você sabia que, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), existem mais de 250 tipos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)?

Pois é! As DTA podem causar desde diarreias até problemas mais graves, principalmente em crianças, idosos e gestantes, podendo levar até a morte.

O Prato Legal, além de fornecer uma gama de nutrientes essenciais para a saúde, também precisa fornecer segurança para quem o consome, evitando a contaminação por micro-organismos.

Uma das maneiras de evitar que o alimento se contamine é controlar a sua temperatura depois de pronto. Os alimentos quentes precisam ficar armazenados em uma temperatura superior a 60⁰C e após 6 horas devem ser descartados. Para os alimentos frios, a temperatura deve ser inferior a 5⁰C.

Quanto maior o tempo de exposição do alimento a uma temperatura inadequada, maiores são as chances de que ele se contamine, uma vez que uma única bactéria pode se multiplicar em cerca de 21 mil em apenas 1 hora, imagine em 6 horas? Esse número sobe pra 130 mil.

Que tal ficar de olho na temperatura dos alimentos e evitar o adoecimento dos consumidores?

Voltar