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Veja como fazer escolhas alimentares saudáveis

terça-feira, 2 de setembro de 2014

alimentacao saudavel

Você quer seguir uma alimentação saudável? Saiba que é possível, sem que seja preciso tomar medidas radicais. Por meio de pequenas mudanças no dia a dia, você pode obter benefícios importantes para a sua saúde.

Ao contrário do que você pensa, caloria não é tudo! O organismo humano precisa de mais de 40 nutrientes por dia para se manter saudável, o que inclui vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, fibras, etc. Para obtê-los, você precisa de uma alimentação equilibrada, ou seja, variada na qualidade e controlada na quantidade.

A reeducação alimentar é a melhor saída para adotar uma alimentação saudável. Esqueça as dietas da moda, uma vez que uma dieta muito restritiva causa fome, além de muita expectativa em relação aos resultados imediatos. A perda de peso pode até acontecer, porém a chance de recuperar os quilos perdidos é grande – o famoso efeito sanfona.

A regra número um é dar preferência às frutas, legumes e verduras. Além disso, alimentos integrais devem compor seu cardápio, assim como oleaginosas, azeite de oliva, peixe e carnes magras, leite e derivados semi ou desnatados. Reduza drasticamente o consumo de alimentos industrializados, açúcar, sal e gordura.

Veja abaixo dicas práticas e simples para melhorar a sua alimentação:

1-    Leite integral pelo semi ou desnatado

O leite é rico em gordura saturada e colesterol, portanto troque pelas versões semi ou desnatada. Lembre-se que a quantidade de cálcio é a mesma que no leite integral.

2-    Biscoito recheado pelo integral:

Prefira o biscoito integral, que contém menos açúcar, menos gordura e mais fibras se comparado aos biscoitos amanteigados e recheados.

3-    Legumes enlatados pelos frescos

Tudo que é natural é melhor. Embora sejam práticos, os legumes enlatados são ricos em sódio. Prefira comprar os frescos, que conservam melhor os nutrientes e não contêm sódio.

4-    Frango com pele por frango sem pele

A opção mais saudável é o frango sem pele. Mas, preste atenção na hora do preparo: a pele deve ser retirada antes do cozimento, pois quando aquecemos o alimento, a gordura saturada e o colesterol da pele se dissolvem e penetram na carne.

5-    Suco de fruta pela fruta in natura

A preferência deve ser sempre pela fruta in natura. O suco pode ultrapassar a quantidade estabelecida de uma porção de fruta, fornece menor quantidade de fibras, além de ter o acréscimo de açúcar e, se consumido junto com as refeições, pode atrapalhar o processo da digestão.

6-    Arroz branco pelo arroz integral

O arroz integral pode oferecer até 5 vezes mais quantidade de fibras que o arroz branco, melhorando assim o funcionamento do intestino e promovendo maior saciedade.

7-    Açúcar refinado por açúcar mascavo

O açúcar mascavo, por ser mais natural, consegue manter as quantidades de vitaminas e sais minerais da cana-de-açúcar. Mas lembre-se, a diferença calórica é insignificante, então os mesmos cuidados devem ser tomados com o açúcar mascavo em relação à quantidade de calorias.

Viu como adotar hábitos alimentares saudáveis não é um bicho-de-sete cabeças? A alimentação saudável deve fazer parte da sua vida e estar presente todos os dias! Pense nisso!

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