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Afinal, existe gordura boa?

terça-feira, 1 de abril de 2014

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 Muito se fala em relação aos malefícios da gordura, no entanto devemos lembrar que esse nutriente é fonte de energia para o corpo e também é responsável pelo transporte de algumas vitaminas, as lipossolúveis como A, D, E e a K, portanto deve estar presente em uma alimentação equilibrada, sendo o tipo de gordura um fato importante para definir se ela oferece risco ou proteção para a saúde, principalmente à saúde do coração.

Alguns alimentos são ricos em gorduras saturadas e trans, que segundo diversos estudos estão associadas à elevação do risco para o desenvolvimento da obesidade e de doenças cardiovasculares. Podemos incluir nesse grupo alimentos como: bolachas, salgadinhos industrializados, manteiga, a gordura da carne, bacon, laticínios integrais etc.

Por outro lado, as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, presentes em alimentos como, por exemplo, salmão, abacate amêndoas, nozes, castanhas, pistaches, óleo de canola, óleo de linhaça e o azeite extravirgem podem representar o grupo das gorduras “boas”, ou seja, aquelas que podem proteger o coração. Mesmo assim, é bom lembrar que a quantidade consumida deve corresponder as suas necessidades e que cada indivíduo tem necessidades específicas.

Por isso, consulte um nutricionista e descubra a quantidade de gordura que sua dieta deve conter.

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