Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Aprenda a limpar corretamente o galão de água

terça-feira, 26 de abril de 2016

galao-agua

Sabemos que a água é fundamental para a nossa sobrevivência. Porém ela também pode transmitir inúmeras doenças. Para tanto, é muito importante saber da qualidade da água que está sendo utilizada no seu estabelecimento comercial. Afinal de contas, ninguém quer ser lembrado como causa de um mal-estar ou desarranjo intestinal pelos seus clientes.

Se seu estabelecimento não usa purificador de água, uma das soluções é comprar água na forma de galões. Aqui iremos focar em como fazer a correta higienização desse galão para que não comprometa a qualidade da sua alimentação e nem a saúde dos seus clientes e funcionários.

É importante prestar atenção desde da chegada do galão. Este não deve estar amassado e nem muito esfolado, para evitar o acúmulo de sujeiras nas arranhaduras. O lacre deve estar intacto e em hipótese alguma pode apresentar vazamentos.

A higienização antes de colocá-lo no bebedouro consiste em, primeiramente, lavar as mãos e lavar o galão com esponja, água e sabão antes de tirar o lacre. Depois disso, retirar o lacre e passar álcool na parte externa, você pode usar um pano limpo, próprio, ou um borrifador.

Para higienizar o bebedouro, é necessário que se tenha uma esponja somente para esse fim. Lave a cuba com água fervente ou solução de hipoclorito de sódio (1 gota para cada 1 litro de água) e deixe escorrer pela torneira do bebedouro para higienizar esta parte do recipiente.

Um ponto importante é verificar a data de validade. A validade do galão, geralmente, é de 3 anos. Da água envasada é de 3 meses e da água no bebedouro, após rompimento do lacre, é de 3 semanas.

Dica importante: para diminuir o risco de contaminação da água, é recomendado adicionar 1 gota de hipoclorito de sódio a cada 1 litro de água. Então em 1 galão de 10L coloca-se 10 gotas, e o de 20L, 20 gotas.

Voltar