Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Arroz de couve-flor

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Falso-arroz-de-couve-flor

Da família das crucíferas, a couve-flor é um alimento de fácil digestão e fonte de vitamina C, B5, B6, B9 (ácido fólico), K e manganês. A verdura tem alto teor de antioxidantes e alguns estudos associam o consumo do alimento como forma de prevenir certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares. A couve-flor também ajuda a reduzir a glicemia e protege o organismo contra infecções.

São muitos benefícios em um só alimento! E o melhor: contém pouquíssimas calorias! Além disso, pode ser consumida de diversas formas, como em saladas, tortas, bolinhos, etc. Para você aproveitar essa delícia, preparamos duas receitas simples, saudáveis e leves. Uma delas é o “Arroz de couve-flor”, uma preparação perfeita para um jantar leve e que passa longe das calorias extras. Basta combinar com um grelhado, uma salada verde com grãos, croutons integrais e pronto!

Já a segunda opção, é servida como um petisco, uma forma de substituir alimentos que são ricos em gorduras e sódio. Basta acrescentar temperos naturais e embarcar nessa fonte de benefícios. Aproveite!

 

Arroz de couve-flor

Ingredientes

½ couve-flor
½ xícara (chá) de cebola ralada
1 dente de alho amassado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de salsinha picada

Modo de preparo

Lave a couve-flor em água fria e seque bem. Usando um ralador de queijo, rale a couve-flor no ralo grosso, ou coloque num processador e bata usando a função pulsar até obter uma textura similar a do arroz. Numa panela, refogue a cebola e o alho até que a cebola fique transparente. Acrescente a couve-flor e deixe refogar por cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta. Polvilhe com salsinha e sirva em seguida.

 

Pipoca de couve-flor

Ingredientes

1 couve-flor
1 colher (sobremesa) de sal
Azeite de oliva extravirgem em spray

Modo de fazer

Lave bem a couve-flor e corte os buquês menores. Tire os talos e congele-os, pois podem ser usados para o preparo de sopas, risotos, caldos e legumes refogados. Em um recipiente, misture os buquês com o sal. Transfira-os para uma assadeira e borrife com o azeite de oliva. Asse-as em fogo alto por cerca de uma hora, até que fiquem douradas. Retire do forno e sirva ainda quente e crocante.

 

 

Voltar