Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Como organizar a limpeza da cozinha

quarta-feira, 6 de abril de 2016

limpeza2

O cliente não escolhe o restaurante apenas pelo tipo de prato servido. Esta ação é muito mais complexa do que se imagina. Envolve fatores de localização, tipo de serviço oferecido, público alvo, atendimento, ambiente, entre outras características.

Em relação ao ambiente, podemos listar o aspecto da higiene. Um local limpo é o fator decisivo na escolha do estabelecimento alimentar. Todo local deve ter um programa de limpeza eficiente, que garanta a satisfação total do cliente.

A higiene adequada está relacionada a um menor risco de doenças transmitidas por alimentos. Mas para que isso aconteça de maneira adequada deve haver com frequência treinamentos para conscientização da equipe de funcionários durante a produção do alimento.

Outro fator importante é a elaboração de um planejamento de limpeza, de acordo com o perfil do seu estabelecimento, pois existem setores que devem ser higienizados diariamente e outros não. Com isso, faça uma tabela descrevendo o que deve ser limpo, como deve ser feito, a frequência, as pessoas responsáveis e todas as observações necessárias.

Veja abaixo um esquema que você pode colocar em prática:

O que: local que deverá ser higienizado

Como: detalhes de como deve ser realizada a limpeza (qual produto e diluição usar, como deve ser a aplicação, etc.)

Quando: qual o momento e a frequência que deve acontecer a limpeza

Quem: funcionário responsável

Observações: notas importantes sobre esta atividade

Outro ponto importante, é sempre manter em dia a dedetização do ambiente, pois será fundamental para manter longe os animais (insetos e roedores) que adoram frequentar ambientes que manipulam alimentos.

Voltar