Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Cuidado ao armazenar alimentos manipulados!

quarta-feira, 15 de março de 2017

De acordo com o Manual de Controle Higiênico Sanitário em Serviços de Aalimentação, “a validade do produto é o tempo que os alimentos podem ser conservados, mantendo as características nutricionais, sensoriais, físico-químicas e microbiológicas próprias para o consumo, desde que sejam mantidos nas condições indicadas pelo produtor (tempo, temperatura ao abrigo da luz, etc.)”.

A partir do momento em que as embalagens originais são abertas, perde-se imediatamente o prazo de validade informado pelo fabricante e se torna imprescindível que se estabeleça um novo prazo de validade para que o alimento manipulado seja consumido sem riscos à saúde.

Nesse processo, é importante considerar:

– Independentemente da temperatura de armazenamento do alimento, é fundamental que as recomendações do fornecedor sejam respeitadas;

– Alimentos descongelados não devem ser congelados novamente crus. Somente após a cocção é que podem voltar ao freezer;

– Após a manipulação, é necessário etiquetar aquilo que será armazenado. Nessa etiqueta, anote: nome do produto, a marca, a origem, o modo de conservação, o prazo de validade original e o prazo máximo para consumo;

– Alimentos industrializados devem ser colocados em embalagens adequadas, respeitando as recomendações de uso do fabricante.

Com esses cuidados, evita-se o risco de contaminação, garantindo que o consumidor tenha um produto final seguro e de boa qualidade.

Voltar