Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Deixe seu peixe ainda mais saudável!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

shutterstock_74136820 receita peixe

Todo mundo sabe que comer peixe faz bem para a saúde. Alguns peixes, como a sardinha, o atum e o salmão selvagem são ricos em ômega 3, considerada uma gordura do bem, já que é benéfica para a saúde cardiovascular. Para quem quer seguir uma dieta equilibrada, o peixe é um alimento que deve estar presente pelo menos duas vezes por semana no cardápio.

Mas, atenção! O peixe é saudável, desde que preparado da forma correta. Veja as dicas:

Cru: o peixe cru conserva praticamente todos os nutrientes, uma ótima notícia para quem gosta de comida japonesa. Fique atento à procedência do peixe, assim como à textura, cheiro e gosto;

Assado: é muito saudável, porém é uma tarefa que exige mais atenção porque há o risco de ressecar demais. Embrulhe o peixe no papel manteiga ou em alumínio, coloque legumes como cebola, cenoura, couve, tomate e regue com um fio de azeite para que a preparação fique umedecida. Prefira cozinhar em forno baixo ou brando para não tostar e sempre abra o forno para regar com o caldo que irá se formar. Para aqueles que não querem misturar o peixe com os legumes, a dica é regar com um pouco de azeite e suco de maracujá.

Grelhado: pode ser uma forma saudável de fazer o peixe, pois evita que os nutrientes sejam perdidos na água ou que muita gordura seja incorporada ao alimento. Para não errar na preparação use grelhas antiaderentes e unte com um pouco de óleo vegetal.
Ensopado: também é uma alternativa saudável, capriche nos temperos, legumes e não acrescente óleo. Alguns nutrientes podem ser “perdidos” nesse processo e uma super dica é aproveitar a água para outras preparações,  como as sopas.

EVITE fritar ou empanar! São as piores opções para quem quer aproveitar os nutrientes do peixe. Além de encharcar o alimento com óleo e aumentar muito o valor calórico, a alta temperatura leva à perda da água, de algumas vitaminas e à modificação da gordura. Quando usados em frituras, até mesmo os óleos vegetais viram gordura ruim. O peixe à milanesa ainda contém farinha e ovo que aumentam ainda mais o valor calórico.

Peixe ensopado

1 Kg de filé (ou posta) de atum, dourado ou outro peixe de sua preferência

2 tomates médios cortados em rodelas

Pimentão amarelo e vermelho cortado em tiras (a quantidade pode variar conforme seu paladar)

1 xícara de brócolis

4- 5 colheres (sopa) de azeite ou outro óleo vegetal

½ xícara de água filtrada

Tempero: Alho picado, salsa, cebola cortada em tirinhas e um pouco de sal

Opcional: Molho de tomate fresco

Em algumas regiões do país os frutos do mar são preparados com leite de coco ou molhos à base de creme de leite, mas lembre-se que os dois são ricos em gordura e não devem ser consumidos em grandes quantidades e nem diariamente.

 

MODO DE PREPARO

Em fogo baixo, refogue o peixe com o azeite (ou óleo vegetal), alho e a cebola. Quando a cebola dourar coloque os pimentões, as flores de brócolis, o sal, mexa rapidamente, acrescente a água e tampe a panela.  Quando o brócolis estiver “al dente” coloque o peixe, e o tomate, tampe novamente para que o calor retido na panela acelere o cozimento. No final do cozimento, coloque a salsinha para decorar e dar um aroma agradável ao prato ou, se desejar, despeje o molho de tomate e deixe até ferver. Sirva em seguida.

O arroz integral ou batata inglesa sauté são excelentes acompanhamentos para essa receita.

Voltar