Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Higienização dos alimentos

terça-feira, 17 de março de 2015

shutterstock_63176416 - pera agua caindo

 

A higienização adequada dos alimentos é essencial para manter a qualidade, integridade e a segurança do produto para o consumo final.

 

Por isso, os primeiros cuidados com a qualidade e a higiene dos alimentos devem ser observados na hora da compra dos produtos.

Ao comprar um alimento, é necessário observar as suas características específicas (cor, cheiro, textura, peso, tamanho, etc.), para comprar produtos de boa qualidade.

Além disso, é importante verificar a embalagem dos alimentos, conferindo os seguintes aspectos:

  • Não compre alimentos que estejam em latas enferrujadas, estufadas e amassadas. Também não adquira alimentos em embalagens rompidas.
  • Observe o nome do produto, do fabricante, as especificações do produto e a temperatura.
  • Não compre produtos com a data vencida. Observe a data de fabricação e a validade.

Atenção: essas informações são exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

COMO PROCEDER DURANTE O PREPARO DOS ALIMENTOS?

  1. Lave bem as frutas, verduras e legumes inteiros em água corrente. No caso das verduras, lave folha por folha e, para legumes e frutas, use uma escova ou bucha separada exclusivamente para este fim. Não use são ou detergente.
  2. Em seguida, coloque de molho (por 15 a 20 minutos) frutas, verduras e legumes que serão consumidos crus numa vasilha com água e água sanitária: – 1 colher de sopa para cada 1 litro de água. Nunca deixe de molho após cortados ou descascados.
  3. Não utilize latas de alimentos que estejam estufadas, enferrujadas, amassadas ou vazando produto.
  4. Despreze alimentos que apresentarem sinais de deterioração (cheiro, sabor, cor ou consistência alterados).
  5. Alimentos cozidos a base de carnes ou muito manipulados não podem ficar fora da geladeira por muito tempo. Devem ser consumidos em, no máximo, uma hora e trinta minutos. Se estiverem muito quentes, deixe esfriar em banho de água e gelo e depois leve à geladeira. Fique atento aos dias de festas! Não deixe os assados por muito tempo exposto e fora da geladeira.
  6. Cubra os alimentos até a hora de serem servidos. Esse cuidado vai evitar a presença de insetos. Os alimentos como pão, bolo e biscoito, deverão ser divididos e colocados em tabuleiros ou recipientes usados exclusivamente para este fim.
  7. Utilize sempre água filtrada ou fervida para beber e para preparações que não necessitam de cozimento, como por exemplo, sucos, leite em pó, etc.
  8. Não use alimentos que tenham caído no chão e não possam ser lavados.
  9. Não use as mãos para misturar alimentos já preparados como salada, arroz temperado, feijão tropeiro, etc.
  10. Nunca prove a comida na mão e nem com a mesma colher que estiver usando na preparação.
  11. Lave e seque os vasilhames para guardar os alimentos.
  12. Lave as latas que contiverem alimentos antes de abri-las para evitar contaminação.
  13. As sobras de alimentos enlatados, se não forem utilizados em até 24 horas, devem ser colocados em recipientes plásticos ou de vidro com tampa e guardados na geladeira, por exemplo, o extrato de tomate, milho verde, ervilha, sardinha, etc.
  14. Só asse ou cozinhe as carnes após seu completo descongelamento, caso contrário, o interior da carne pode não atingir a temperatura ideal e continuar fria.
  15. Reaqueça bem as sobras de maneira que a temperatura atinja mais de 65⁰C.

Curtiu esta informação? Compartilhe e divulgue esta mensagem!

Voltar