Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Mais verduras, frutas e legumes, por favor!

terça-feira, 7 de julho de 2015

shutterstock_112976938

 

Você sabia que precisa preencher metade do seu prato com verduras e legumes? Além disso, o ideal é comer três porções de fruta ao dia. Isso porque esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras, fundamentais para a saúde. Agora, imagine o que acontece com sua saúde quando você troca um prato de comida por um lanche cheio de gordura e sem nenhum valor nutritivo? Seu coração deve gritar: socorro!

Afinal, você está consumindo de uma vez só gordura saturada, trans, sódio e carboidratos simples. A dica é deixar o lanche para um dia especial e seguir uma alimentação mais equilibrada no dia a dia, caprichando nas verduras, legumes e frutas.

Isso ajuda a sua saúde cardiovascular, prevenindo o aumento de colesterol e triglicérides no sangue. Além de melhorar o funcionamento do intestino e te dar mais disposição para as atividades do dia a dia. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de no mínimo 400g ou 5 porções de frutas, legumes e verduras por dia para a prevenção dessas doenças. Batata e outros vegetais similares como batata-doce, inhame e mandioca não entram nessa recomendação, pois eles são classificados como alimentos ricos em carboidrato.

Se você tem dúvidas sobre o tamanho da porção, veja abaixo exemplos de porções para não ficar perdido na hora de colocar no prato.

  • 1 xícara de verduras e legumes crus;
  • ½ xícara de verduras e legumes cozidos;
  • 1 maçã, banana, laranja ou uma fruta de tamanho médio;
  • 2 ameixas (ou outras frutas de tamanho similar);
  • ½ xícara de chá de abacate;
  • 1 fatia de uma fruta grande como melão, melancia, mamão formosa;
  • 1 colher de sopa cheia de frutas secas como passas e damasco;
  • 1 tigela de sobremesa de salada de fruta.

Todas as frutas, legumes e verduras contam para o alcance da recomendação diária, sejam eles frescos, secos ou cozidos. Estes vegetais não precisam ser consumidos sozinhos, o importante é que eles sempre façam parte da sua escolha na hora da refeição. As hortaliças por exemplo, podem ser incluídas em sopas, guisados, cozidos a vapor e em outras preparações. Entretanto, se não for consumida in natura, o cozimento no vapor é a forma mais indicada para os vegetais, pois a perda de nutrientes é mínima e a cor e o sabor são mais acentuados pela preservação de vitaminas e minerais contidos em elevada quantidade nestes alimentos. O consumo variado de frutas, legumes e verduras assegura uma dose adequada da maioria das vitaminas, sais minerais e fibras. Na hora de fazer seu prato não se esqueça dessas dicas, sua saúde agradece.

Voltar