Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Os 10 fatores-chave de sucesso em restaurantes, de acordo com o Sebrae

sábado, 15 de setembro de 2018

Para ajudar empresários de bares e restaurantes a conduzir seus empreendimentos, o Sebrae aponta os fatores-chave específicos para o sucesso de pequenos negócios nesse segmento. O objetivo é mostrar aos empresários os pontos que devem ser aperfeiçoados para que sua atuação seja bem-sucedida. Confira quais são eles:

1. Atendimento: aposte em profissionais que buscam atender às necessidades dos clientes, além de investir na capacitação dos seus colaboradores.
2. Gestão de compras: o empreendedor deve trabalhar para evitar perdas e para fazer boas negociações com fornecedores.
3. Layout e conforto: ter um ambiente bem planejado, com boa estrutura de funcionamento, espaço suficiente para circulação de funcionários e conforto para os clientes é importante para o sucesso do negócio.
4. Alimentação saudável: cada vez mais em alta, alimentos sem conservantes ou nenhum tipo de substância química são cada vez mais procuradas na hora de escolher onde comer.
5. Fidelização: programas de fidelização podem atrair e manter clientes. O uso de promoções ou descontos especiais são um grande atrativo.
6. Formação de preço: saber calcular corretamente os preços é essencial para a saúde financeira dos negócios.
7. Gourmetização: é importante trabalhar com o conceito de gourmetização e sensorialidade dos pratos, além de comunicar isso como um diferencial que justifica o preço cobrado.
8. Marketing promocional: é importante investir na marca e na boa reputação do restaurante, de maneira a transmitir os serviços de qualidade que são prestados no local.
9. Confiabilidade: deve-se cumprir fielmente as exigências de normas técnicas para segurança alimentar e comunicar bem esse cuidado para os clientes.
10. Sustentabilidade: o empreendedor deve se preocupar com a sustentabilidade nos negócios, como a redução de desperdícios de recursos e contaminações do meio ambiente.

Fonte: Sebrae, 2018

Voltar