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Ponha mais cor no seu prato

terça-feira, 30 de setembro de 2014

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Um prato bem colorido oferece uma diversidade de vitaminas e minerais, além de outros nutrientes. Alimentos como frutas, verduras e legumes sempre devem estar presentes nas refeições, pois garantem uma dieta equilibrada e saudável. A dica é colocar pelo menos 3 cores diferentes no prato, em cada refeição.

Que tal aprender mais sobre as cores? Veja abaixo, use e abuse:

Branco: ricos em cálcio e potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem no desenvolvimento e na manutenção da saúde dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos do coração. Exemplos: leite, banana, pera, cebola, alho, etc.

Laranja: Ricos em vitamina C e A. Ajudam a proteger o coração, mantêm a saúde dos olhos, da pele e do sistema de defesa do organismo. Exemplos: laranja, mamão, manga, abóbora, cenoura, milho, etc.

Verde: são abundantes em clorofila, fósforo, ferro e vitamina A. Ajudam na prevenção do câncer e na limpeza do organismo, eliminando as toxinas. Exemplos: abacate, limão, uva verde, vegetais folhosos, ervilha, vagem, chuchu, quiabo, etc.

Vermelho: ricos em licopeno, importante antioxidante. Ótimo para o coração, bom para a memória, auxilia na saúde do sistema urinário, entre outros benefícios. Exemplos: maçã, caqui, melancia, morango, tomate, rabanete, etc.

Roxo: alimentos arroxeados e azulados são ricos em potássio, vitamina C e as do complexo B. Ajudam a retardar o envelhecimento, mantêm a saúde dos rins, aparelho digestivo e pele. Exemplos: ameixa preta, lichia, figo roxo, framboesa, beterraba, berinjela, repolho roxo, etc.

Marrom: alimentos ricos em fibras e vitaminas do complexo B e E. Melhoram o funcionamento do intestino, previnem câncer e oferecem saciedade. Exemplos: nozes, castanhas, amêndoas, grão-de-bico, centeio integral, etc.

Na hora de montar o prato, escolha uma porção de alimento de cada grupo, ou seja, uma porção de carboidrato, uma de proteína animal, uma de proteína vegetal, além de colocar pelo menos 3 opções diferentes de verduras e legumes, preferencialmente de cores diferentes, que devem preencher metade do prato.

Lembre-se de comer frutas no café da manhã e nos lanches intermediários. Para quem gosta, também vale comer frutas com as saladas. Quanto mais colorido seu prato, mais saúde para você!

 

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