Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Por que sentimos sono depois de comer algo mais pesado?

terça-feira, 12 de agosto de 2014

sono-mais-importante-que-alimento1

Quem nunca sentiu aquele sono incontrolável depois do almoço? Isso não acontece por acaso!

Trata-se de uma reação do corpo para armazenar energia. Além disso, durante a digestão há uma maior concentração de fluxo sanguíneo no estômago, fazendo com que diminua a quantidade de sangue no cérebro, que fica menos oxigenado.

Essa situação favorece um baixo estado de alerta cerebral, o qual vai desencadear maior sonolência. Calma, isso acontece com todo mundo e é normal, embora algumas pessoas possam sentir mais sono que outras. Mas, existem alguns fatores que podem acentuar o efeito sonífero após uma refeição.

Preparações ricas em gorduras tornam a digestão mais lenta, e devem ser evitadas. Frituras como batata, polenta, mandioca e salgadinhos, além de pratos muito gordurosos, como feijoada ou rabada, durante o expediente, são a certeza de moleza após o almoço.

Além disso, pratos muito volumosos e com carboidratos em exagero como macarrão, arroz, batata e massas em geral, também provocam sono. Por isso, escolha de um a dois tipos de carboidratos no prato, e deixe mais espaço para verduras e legumes, sempre com equilíbrio.

Bebidas durante a refeição também deixam a digestão mais lenta. Em vez do suco de frutas, prefira a fruta ao natural, como sobremesa. Os dias mais quentes também provocam mais sono, podendo gerar cansaço e mal-estar até que o corpo se adapte à mudança da temperatura.

Então, se puder, descanse um pouco, isso ajuda a aliviar essa indisposição. Se você tiver oportunidade, tire uma soneca, é saudável e ajuda a melhorar a produtividade.

Porém, para tudo isso dar certo, você precisa ter tido uma boa noite de sono. Cansaço acumulado e noites maldormidas provocam mais sono ainda. Também merece atenção a qualidade do sono. Há quem necessite dormir mais que oito horas por noite. O importante é conhecer seu organismo para descobrir qual é a melhor maneira de fazê-lo funcionar de maneira adequada durante o dia todo.

 

Voltar