Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Quer melhorar a alimentação da família? Faça boas compras!

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

A triste realidade é que a maioria dos brasileiros (homens e mulheres) sofre com sobrepeso e um número bastante expressivo está perto da obesidade.

Essas condições em si já são bastante prejudiciais para qualquer pessoa (basta considerar a falta de ar, as dores articulares e até o estigma social), mas ainda favorecem o aparecimento de outros problemas de saúde como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, maior risco de se desenvolver câncer e tantos outros.

Uma vez que os hábitos alimentares são um grande diferencial na prevenção e também no tratamento de sobrepeso e obesidade, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) elaborou 5 dicas de como fazer boas compras e, assim, melhorar a alimentação da família toda:

– Procure fazer as compras quando não estiver com fome. Ir ao supermercado com fome pode impulsionar a compra de alimentos calóricos e desnecessários.
– Faça uma lista! Com um planejamento das compras, será mais fácil evitar os supérfluos.
– Programe suas idas ao supermercado! Com compras mensais ou semanais, evita-se idas desnecessárias e, portanto, compras desnecessárias.
– Varie sua alimentação! Sempre encontramos produtos novos! Modifique sua rotina incluindo novos alimentos saudáveis (baixo teor de gordura saturada, alto teor de fibras…)
– Leia os rótulos! Fique atento aos produtos dietéticos porque nem sempre serão as melhores opções. Verifique e compare o valor calórico e o teor de gorduras, além da presença de gorduras trans.

Voltar