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Veja como o mel acrescenta nutrientes e sabor aos seus pratos

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Além de ter um sabor único, o mel é um produto puro e natural, com ação antimicrobiana, importante para impedir o desenvolvimento de doenças.

Com uma enorme diversidade de sabores e tonalidades, é também um poderoso antioxidante, que reduz os radicais livres e contribui para evitar o envelhecimento celular. Sem contar que o mel é um alimento prebiótico, que equilibra a flora intestinal, aumentando o crescimento de microrganismos benéficos para a saúde intestinal.
Por ser rico em carboidrato e açúcar, também é uma ótima fonte de energia, além de conter minerais importantes para controlar, por exemplo, a pressão arterial. Entre os minerais encontrados no mel estão o potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, cobre e manganês. Basta 1 colher (sopa) por dia para ter os benefícios dessa iguaria, mas quem está de olho nas calorias das refeições deve consumir o mel apenas ocasionalmente.
O uso do mel vai muito além do tratamento de dores de gargantas, resfriados ou tosse. Na cozinha, é bem-vindo em diversas preparações, como molhos à base de ervas e castanhas, em carnes de aves como tempero principal, na finalização de pratos e, principalmente, para substituir o açúcar branco em bebidas, sucos de frutas e frappés, proporcionando um sabor único e uma série de benefícios para a saúde.
Anote uma receita que combina bem com as carnes assadas típicas do fim do ano:

Molho de mel e laranja
Ingredientes:
• ½ xícara (chá) de mel
• 600ml de suco de laranja natural
• 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes caseiro
• 1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo
Aqueça um fio de azeite e junte os demais ingredientes. Mexa bem e deixe em fogo baixo até reduzir, mexendo sempre. Use para regas as carnes assadas.

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